Personalize:

Santuário do Senhor Bom Jesus

igreja matrizO Santuário possui arquitetura em estilo Jesuíta europeu;onde em seu parapeito encontram-se duas bicas d’água  potável saindo da boca de mascaras esculpidas em mármore de figuras mitológicas de seres aquáticos humanóides. Na frente do Santuário em suas duas laterais se encontram dois grandes nichos, nos quais em 1.952 por ocasião da festa do Senhor Bom Jesus, foi solenemente colocado duas belas estátuas, a de São Pedro e São Paulo bentas por Dom Rolim Loureiro, DD. Bispo Titular de Bria.

Na Parte superior do coro se encontram três vitrais com painéis representativos do encontro da sagrada imagem do Sr. Bom Jesus alusivos a história. Os vitrais foram colocados na reforma de 1950 e em 1993 foram restaurados. Na torre do lado direito estava o primeiro relógio com a placa, Júlio do Santos. Hoje encontra-se no museu da seminário. Um novo relógio foi colocado em 1946 e ostenta os seguintes dizeres: José Michelini e Filho, Fabricantes Relojoeiros , São Paulo - Brasil. Abaixo do Relógio estão três sinos, cada um leva gravado no flanco seu nome, peso, tonalidade e número.

Sancta Faustina (SI)  367 quilos nº 8292

• Sanctus Oswaldus (RE) 206 quilos nº8293
  • Sancta Marina  (MI) 146 quilos nº 8294

Na torre do lado esquerdo se encontra o maior sino o Sanctus Rudulfus (SOL) 705 quilos nº 8291

Os sinos foram doados pelo casal Rodolfo e Marina Pasqualim, em 29 de novembro de 1942; e benzidos por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva. No interior do santuário encontramos ao fundo a famosa imagem do Sr. Bom Jesus colocada em um nicho central onde os fieis podem passar por ela e agradecer as graças recebidas, ao lado encontram-se as imagens de São Joaquim a direita e a esquerda a de Sant’Ana, que são avós maternos de Jesus.

A frente está situado o altar mor de mármore datado de 1916 ao lado do altar se encontram duas imagens de anjos tocando arpa, embaixo está o desenho de um casal de cervos ao pé da cruz e acima a imagem de um anjo com asas abertas. Mais a frente se encontra o altar confeccionado em mármore verde onde são celebradas as missas, este altar foi inaugurado em 28 de Dezembro de 1972, ano do septuagésimo quinto aniversário da criação da paróquia do Sr. Bom Jesus, Sendo pároco Cônego Codofredo Chantrain. À direita do altar se encontra a imagem de Nossa senhora das Dores e a esquerda a de São José.

No Corredor direito do santuário estão às imagens do Calvário, Senhor dos passos, ao final temos as imagens de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, e ao final uma pequena imagem de Nossa Senhora do Desterro padroeira da Diocese de Jundiaí. No corredor esquerdo encontraremos a imagem do Sr. Morto, a mesma que é carregada durante a procissão da semana santa; a de São Norberto, patrono da ordem premonstratense em Pirapora, e a de Santo Antônio.

igrejadentroAo Fundo do corredor se encontra a capela do santíssimo sacramento; esta capela é uma lembrança de Sábado D’Ângelo datada de 20 de Julho de 1923. No teto estão pintados afrescos relembrando a sagrada escritura, o vitral é um dos mais bonitos, que apresenta quando Abraão iria sacrificar o Próprio filho Isaac em prova de obediência a Deus, quando este enviou um anjo para detê-lo e lhe garantir a promessa de uma nação numerosa .A capela possui uma porta lateral toda esculpida em madeira pelas mãos do artista Irmão José Winthofs.

No arco superior central do Santuário encontram-se belíssimos afrescos da arte sacra com símbolos litúrgicos.

As Missas são celebradas: na segunda-feira às 19:00 h:/ de Terça a Sexta-feira às 10:00 h e às 19:00h / Aos sábados: às 9:00 h, às 11:00 h, às 15:00 h e às 19:00 h / aos domingos: às 7:00 h, às 9:00 h, às 11:00 h. às 15:00 h e às 19:00 h.

FECHAR